Ana Maria Carvalho
Compositora, cantora, atriz e figurinista. Natural de Cururupu (MA), é herdeira direta das tradições populares maranhenses como o Bumba Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá, Ciranda, Ladainhas do Espírito Santo e Cantigas Tradicionais.
Em São Paulo foi integrante do Teatro Ventoforte por mais de 20 anos, e é cofundadora do Grupo Cupuaçu que, ao lado de diversos artistas populares, mantém e difundem a cultura maranhense há mais de 40 anos na cidade de São Paulo.
Realiza intenso trabalho de formação em arte e cultura por todo país, ministrando oficinas de brincadeiras, bordados, brinquedos populares e danças brasileiras.
É considerada uma das principais mestras em atividade no Brasil e conhecida por sua primeira composição “Até a Lua” cantada por intérpretes como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Tião Carvalho, Rosa Reis, e recentemente interpretada pela atriz e cantora Lucy Alves durante cena da novela Travessia (TV Globo).
Lançou seu primeiro álbum Por mim e Pelo Meu Povo em 2012 pelo Selo Por Do Som com apoio do ProAC. E em 2023 o álbum Memórias de Carvalho, em parceria com sua irmã Bel Carvalho, com apoio do Fomento às Culturas Negras da cidade de São Paulo, no qual se dedicam às brincadeiras vivenciadas na infância por ambas.
Contemplada com o Prêmio de Culturas Populares (MINC) em 2017 e com o Prêmio de mestres e mestras de São José dos Campos (2022), cidade que reside há 20 anos, em 2023 também venceu, pela categoria mestres, o Prêmio Profissionais da Música. Em 2021 representou o Brasil no Festival Internacional de Teatro de Setúbal (PT). Em 2024 realizou turnê com shows e oficinas em diversas cidades do Chile, além de circulação com oficinas e o espetáculo Cantigas do Tempo por 7 cidades do interior e litoral paulista.





